21 de maio de 2007

Xerimbabo


Sempre que a TV daqui anuncia um filme brasileiro eu me sinto triste. É sempre o mesmo, o Brasil da pobreza, do crime, da violência, das crianças de rua, da falta de esperança. Totalmente down. Tanto os suecos como os outros estrangeiros que tenho encontrado aqui ( e que são muitos e de muitos países diferentes)me fazem perguntas sobre o Brasil que denotam total falta de informação ou baseadas no que eles obtém através da mídia. Eu não nego que abordar temas sociais como a criminalidade e a pobreza é importante para a sociedade brasileira. Não deixar que nossos problemas caiam no esquecimento. Mas parece que isso virou chavão. O Brasil é muito mais. Não é nenhum paraíso tropical utópico mas também não é só criminalidade e pobreza. O Brasil é único. Não há parâmetros de comparação. Nossa terra é vasta como um continente e tão diversa quanto um continente. Muitos países dentro de um só. O que nos faz unidos é justamente a característica de nosso povo. Vivendo aqui na Europa, eu tenho procurado por aquele calor humano com que estou acostumada no Brasil. Não digo que não encontrei algumas pessoas especiais, mas no geral aqui é cada um por si. Na escola, a professora de sueco comentou que o povo sueco em geral não acredita em Deus e que a religião é mais uma tradição que uma questão de fé. Para falar a verdade, a gente no Brasil tem o péssimo hábito de denegrir o Brasil e achar que a Europa é melhor. Diferente sim, melhor não. A natureza dos países europeus é linda, eles têm um bom padrão de vida mas falta alguma coisa. Algo que eles não podem inventar e fabricar com todos os recursos financeiros de que dispõem. Algo que eles não podem invadir e dominar, nem sequer entender.  Mas voltando ao motivo pelo qual eu queria postar este tópico, ontem a TV daqui passou o filme Tainá 2. Me pegou de surpresa. E que boa surpresa... nada para me deixar deprimida ou envergonhada. Gostei de ver algo diferente das Xuxices também.
Bom ver que as crianças podem se divertir e aprender algo sobre a natureza e sobre os índios. Salvou meu domingo. Me deu aquela saudade gostosa, que me fez lembrar de tudo de bom da minha vida lá. 
Em tempo: xerimbabo quer dizer animal de estimação em língua indígena e a ilustração é do livro da Rachel de Queiróz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário