3 de maio de 2007

A Inveja

Fulana é invejosa...
Eu quedei surpresa.
_ Por que você acha isso?
Pelo jeito dela, pelo tom de voz quando eu contei a respeito dos meus planos.
_ Mas ela parece ter tudo de bom, por que teria inveja?
Ela não me respondeu e eu estou pensando nisso há tempos. Inveja. Um monstro faminto.
A pessoa invejosa nem sempre deseja aquilo que a outra possui, mas deseja que a outra não possua nada. A inveja é destrutiva, arrasadora, vil. O invejoso deseja o mal para outras pessoas. A felicidade alheia incomoda, perturba, fere. O invejoso regozija com a dor alheia.
Eu não sei se essas pessoas não têm noção dessa condição - sim condição porque é um estado que pode ser mudado se a pessoa quiser - ou sabem e desfrutam dela.
Os invejosos são em essência egoístas. Pessoas que acham que o universo foi criado exclusivamente para elas.
O monstro de olhos verdes, roxo de inveja, seja lá a cor que a inveja tenha, é detestável.
O que você sente quando alguém lhe conta sobre seus planos, ou seu sucesso em alguma coisa?
Sente-se indiferente, feliz com a felicidade da pessoa ou deseja que ela se estrepe, se dê mal e sofra?
A inveja é um monstro maldoso e faminto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário