14 de março de 2008

Também sou ilha...

Também sou ilha...
perdida num mar de ilusão,
porque tudo além de mim
são grades de prisão.
Também sou ilha
quando tento alcançar
a profundeza de teu olhar.
Como uma ilha pequenina
ninguém sabe de mim,
das minhas cores,
das minhas chuvas e ventos,
das minhas dores.
Quando tu vieste
com tua nau vazia
e teu olhar de conquista,
eu era apenas uma ilha.
Chegaste com fome e sede
e da minha água bebeste.
Saciaste tua fome
com minhas dádivas
e adormeceste cansado,
na areia branca.
Mas teus sonhos,
eram sonhos de conquistador...
Tão logo encheste teu barco com meu ouro
já tua nau se entregou ao mar.
Outras ilhas, outros tesouros.
E eu,
ilha perdida de mim.


(Cris Mockaitis)


Somos todos ilhas. Ilhas do imenso arquipélago da humanidade, ilhas de nós mesmos. O que me fez pensar sobre sermos ilhas foi o poema de Oswaldo Montenegro. "Ilha não é só um pedaço de terra cercado de água por tudo quanto é lado. Ilha é qualquer coisa que se desprendeu de qualquer continente..... Até a lágrima é ilha, deslizando no oceano da cara."

Um comentário: