17 de março de 2008

How flags are born - Como nascem as bandeiras

Esta é a bandeira da Nova Zelândia. Uma bandeira comum. Compare com a bandeira da Austrália. O neozelandês que disse que a bandeira do Brasil é a mais feia do mundo parece ser daquelas pessoas que querem aparecer não por algum mérito próprio mas por causar polêmica. Ou seja, ele não contribuiu com nada importante para a humanidade com essa pesquisa, apenas escarrou seu preconceito no rosto dos brasileiros e de outros povos cujas bandeiras ele também classificou de feias. Ele diz que levou em conta apenas o valor estético e classificou nossa bandeira como uma atrocidade. Ele tem uma lista de títulos acadêmicos em seu currículo mas tem um senso de humor muito rústico. Humor sim, ele publicou a pesquisa na página de humor de sua webpage. Ele acha engraçado vomitar seu preconceito na cara de pessoas como nós. E ele parece não entender muito de bandeiras, senão saberia que uma bandeira nasce não do desejo por um símbolo meramente estético, mas da vivência histórica de um povo e retrata as lutas desse mesmo povo pela liberdade, pelo direito de ser e de estar aqui nesta colcha de retalhos nada estética, chamada Terra. Todas as bandeiras são lindas porque foram desenhadas com o sangue dos que lutaram por seus ideais de liberdade. Dizer que uma bandeira é feia é o mesmo que dizer que o povo que é representado pela bandeira não tem valor. Agora que ele já teve os seus quinze minutos de fama, vou classificá-lo no rol daquilo que não tem nenhuma importância e lembrar de um poeta chamado Pablo Neruda que assim escreveu sobre as bandeiras:



Como nacen las banderas
Estan así hasta hoy nuestras banderas.
El pueblo las bordó con su ternura,
cosió los trapos com su sufrimiento.
Clavó la estrella com su mano ardiente.
Y cortó, de camisa o firmamento,
azul para la estrella de la patria.
El rojo, gota a gota, iba nasciendo.

Como nascem as bandeiras



Estão assim até hoje nossas bandeiras.
O povo as bordou com sua ternura,
coseu os trapos com seu sofrimento.
Cravou a estrela com sua mão ardente.
E cortou de camisa o firmamento
azul para a estrela da pátria.
O vermelho, gota a gota, ia nascendo.

How flags are born



That’s how our flags are to this day
the people embroidered them with their tenderness,
sewed the rags with their suffering.
They fastened the star with their burning hands.
And cut, from shirt or firmament,
blue for the country’s star,
the red, drop by drop, was being born.

Pablo Neruda (12/07/1904 - 23/09/1973), escritor chileno considerado um dos grandes e mais influentes poetas do século 20.
Pablo Neruda (July 12, 1904 - September 23, 1973), chilean writer is considered one of the greatest and most influential poets of the 20th century.

Nenhum comentário:

Postar um comentário