24 de janeiro de 2008

Os Cisnes de Hönsan

















Hoje como em todas as manhãs, Tomas veio me acordar com um beijo antes de ir para o trabalho. Ainda estava escuro, eram seis e meia da manhã. No inverno o dia clareia a partir das oito da manhã. Hej då! disse ele, a rua está toda branca, coberta de neve. Tempos atrás eu acharia que ele queria apenas brincar comigo, mas agora eu sei que é perfeitamente possível. Ele disse: _ Venha olhar pela janela! há pelo menos quinze centímetros de neve. _ Neve? eu não quero ver. Assim que ele se foi, eu não aguentei e corri para a janela.
A pequena rua que desemboca bem em frente à nossa casa estava totalmente branca e o mensageiro do vento lá da sacada rodopiava como louco com o vento. Apesar do aquecimento interno do apartamento, eu senti frio só de ver a neve lá fora, então voltei para a cama. Não consegui dormir de novo. Pensei com meus botões que agora o que eu mais quero é a primavera. Não sei porquê mas ao pensar na primavera lembrei do casal de cisnes que vinha passar os meses quentes do ano no lago Hönsan.
Hönsan é um dos lagos de Hedemora e fica dentro da cidade bem perto daqui de casa. É um lindo lago cercado de verde e que no verão reflete o azul do céu.
Tenho um carinho especial por Hönsan. Quando aqui cheguei e por conta da barreira do idioma era aqui que eu vinha me integrar com este país. Era na margem do Hönsan, sentada no banco que dá direto pra esta vista do lago que eu vinha pensar na vida, escrever meus contos e observar a natureza e os suecos.
Eu comecei jogando migalhas de pão para os cisnes todos os dias no verão de 2004. Após um tempo, era só ficar em pé na ponta do pier e esperar. De alguma forma, eles, os cisnes me viam e reconheciam em mim as migalhas de pão. Foi assim que tirei todas estas fotos deles. Os cisnes vivem com o mesmo companheiro durante toda a vida e quando um deles morre, o outro permanece só até morrer também.
Infelizmente em 2005 um deles nunca voltou a este lago e o outro nadava tristemente sozinho. Depois disso esse também nunca mais voltou.
Não que o inverno não seja belo, mas hoje eu quero sair de casa e encontrar a primavera. Preciso de luz e sol, de calor, sons e movimentos. E é na primavera que a natureza acorda e floresce na sua plenitude e beleza.

Um comentário:

  1. "Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa do rosto, o cheiro de terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo se não existirem grandes fatos. É rir de suas próprias tolices.
    É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções. É ter amigos para repartir as lágrimas e dividir as alegrias. É ser um amigo do dia e um amante do sono. É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida... Quais desas características você possui?" Augusto Cury
    Você Cris é dessas pessoas, que nos fazem desenvolver olhares grandes para coisas tão "pequenas".

    ResponderExcluir