As janelas deste país contam histórias. Nunca vi uma janela nua, sem ao menos um vaso de flor ou uma peça de decoração. Luminárias dos mais variados tipos iluminam a escuridão dos longos invernos e no resto do ano são as flores, plantas e peças decorativas. Mas é muito mais do que simples decoração, é um pouco da alma deste povo o que se vê em suas janelas. As janelas de Ystad contaram muitas histórias, como esta onde o ganso espreita os passantes com seu ar de curiosidade. Fiquei muito animada com a idéia de fotografar todas as janelas, pois vi coisas muito interessantes, mas fui tomada de um sentimento de que estava espionando, invadindo aquelas casas sem licença nem pudor. Sinto algum arrependimento pois pensando bem, a idéia é mesmo essa, a de provocar, a de dizer alguma coisa de si aos passantes. A idéia me agradou muito e estou pensando em dar "alma" às minhas janelas também.
Gostei muito do video abaixo. Vi também os outros, tendo apreciado o do cisne em particular. Invejo bastante esse (aparente?) ambiente calmo que os rodeia a que também transparece nas fotos. Estou cada vez mais farto de poluição (atmosférica e auditiva).
ResponderExcluirAhhhh... e fotografe as janelas, rsss.
ResponderExcluirAntónio, aqui o ambiente é realmente calmo. Os suecos são calmos por natureza e só se tornam inconvenientes quando bebem muito e saem gritando pelas ruas, mas são só os adolescentes que se comportam assim. Eu também estava farta barulho, agitação e poluição e me adaptei tão bem a esta calma daqui que quando fui a São Paulo no ano passado fiquei muito estressada.
ResponderExcluirSe me permite, acrescento a "quando bebem muito e saem gritando pelas ruas", o seguinte:
ResponderExcluir"ou quando entram nos aviões e desatam a beber", rsss.