4 de setembro de 2008

Outono

Tempo de tapetes de folhas secas no chão,

da natureza se vestir em tons de amarelo e vermelho,
e de cogumelos.

                                      Rua do cemitério


Dias cinzentos e ventosos. O chão começa a se cobrir de folhas amarelas de diferentes tamanhos e formatos. É bonito, mas às vezes me enche de melancolia. Quando vou caminhando para o trabalho, vou pela rua da igreja e do cemitério, que é para cortar caminho - aqui os cemitérios ficam sempre ao lado da igreja da cidade. É uma alameda sossegada com praticamente nenhum tráfego.
As árvores estão se vestindo de amarelo e o vento, que sopra o tempo todo, carrega as folhas com delicadeza, como se dançasse com elas e então as deposita suavemente no chão. O som que chega até os meus ouvidos é a melodia das folhas secas e do canto dos pássaros. Vou caminhando sozinha com meus pensamentos, parando de vez em quando para apreciar mais detidamente uma flor, um cogumelo, um pássaro distraído. É um tempo de preparação da natureza. Preparação para os longos meses de inverno, sob a neve. É outono para mim também, no meu coração. Tempo de me preparar para o inverno, para os longos dias de escuridão e silêncio. Tempo de me guardar para a primavera, quando a vida se mostra plena de luz, cores e sons outra vez.

3 comentários:

  1. E no entanto, do outro lado do oceano,
    "Quando entrar Setembro e a boa nova andar nos campos (...)".
    Sol de Primavera - Beto Guedes

    ResponderExcluir
  2. Linda a música, me dá uma saudade gostosa...

    ResponderExcluir
  3. Uma das autoras do Coimbra B meteu lá o video da canção. Até pareceu que foi combinado, rsss. Mas não foi (eu é que fiquei espantado com a coincidência).
    www.coimbrab.blogspot.com

    ResponderExcluir